Os dez mandamentos do bom gestor na sociedade do conhecimento



1.   Reconhecer que a escola apresenta novas funções na Sociedade do Conhecimento e que precisa romper com a distância entre o que ensina e o que a comunidade e os alunos precisam fora da instituição escolar e embasar suas práticas nos quatro pilares de sustentação da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver.

2.   Saber liderar e ter consciência que seu próprio papel enquanto gestor está fundamentado nos quatro pilares: aprendendo a conhecer a comunidade ao entorno da escola e sua clientela; aprender a planejar e fazer a escola que almeja; aprender a conviver com tantas pessoas diferentes, partilhando com elas decisões e saberes; e aprender a utilizar os próprios dons para o crescimento da instituição escolar e na formação contínua.

3.   Auxiliar a construção do projeto pedagógico, conhecê-lo e aplicá-lo em suas práticas diárias. E motivar a equipe pedagógica para que os alunos tenham acesso, de fato, ao conhecimento sistematizado, à cidadania, ao trabalho e à cultura, sendo capazes de pensar criticamente e com princípios de ética.

4.   Conhecer o currículo e os processos de ensino.

5.   Ouvir todas as partes interessadas na escola, valorizando os docentes, e partilhar decisões. E, assim, promover uma gestão democrática, com a participação coletiva.

6.   Mediar conflitos, sabendo falar, mas, sobretudo, sabendo ouvir.

7.   Garantir espaço de reflexão a todos os integrantes da escola, oportunizando, ainda, que o ambiente escolar seja espaço onde se cria sua própria cultura, que não é eterna. Tendo assim, uma visão holística da realidade escolar.

8.   Ser organizado e disciplinado, sendo proativo, mas também sabendo delegar e conclamar colaboradores.

9.   Flexível, mas firme em seus valores, sempre com sinceridade.

10.       Ser dedicado e estar em constante atualização profissional e pessoal.

Fontes das imagens: Google Images e Getty Images.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao vovô - Missa de 7º dia

Decálogo para convivência com fibromialgia