Os dez mandamentos do bom gestor na sociedade do conhecimento
1. Reconhecer que a escola apresenta novas
funções na Sociedade do Conhecimento e que precisa romper com a distância entre
o que ensina e o que a comunidade e os alunos precisam fora da instituição
escolar e embasar suas práticas nos quatro pilares de sustentação da educação:
aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver.
2. Saber liderar e ter consciência que seu
próprio papel enquanto gestor está fundamentado nos quatro pilares: aprendendo
a conhecer a comunidade ao entorno da escola e sua clientela; aprender a
planejar e fazer a escola que almeja; aprender a conviver com tantas pessoas
diferentes, partilhando com elas decisões e saberes; e aprender a utilizar os
próprios dons para o crescimento da instituição escolar e na formação contínua.
3. Auxiliar a construção do projeto
pedagógico, conhecê-lo e aplicá-lo em suas práticas diárias. E motivar a equipe
pedagógica para que os alunos tenham acesso, de fato, ao conhecimento
sistematizado, à cidadania, ao trabalho e à cultura, sendo capazes de pensar
criticamente e com princípios de ética.
4. Conhecer o currículo e os processos de
ensino.
5. Ouvir todas as partes interessadas na
escola, valorizando os docentes, e partilhar decisões. E, assim, promover uma
gestão democrática, com a participação coletiva.
6. Mediar conflitos, sabendo falar, mas,
sobretudo, sabendo ouvir.
7. Garantir espaço de reflexão a todos os
integrantes da escola, oportunizando, ainda, que o ambiente escolar seja espaço
onde se cria sua própria cultura, que não é eterna. Tendo assim, uma visão
holística da realidade escolar.
8. Ser organizado e disciplinado, sendo
proativo, mas também sabendo delegar e conclamar colaboradores.
9. Flexível, mas firme em seus valores,
sempre com sinceridade.
10. Ser dedicado e estar em constante
atualização profissional e pessoal.
Fontes das imagens: Google Images e Getty Images.
Comentários
Postar um comentário