Amizades virtuais


Muito tem se falado sobre a explosão da internet e seus usos, possibilidades, dificuldades e facilidades.

E uma dos enfoques que nunca é esquecido é a questão das amizades "virtuais". Alguns defendem-na, porém, em sua grande maioria, os autores, críticos, estudiosos (alguns de nada em especial) dizem que as amizades virtuais não fazem bem à saúde e que estimulam a solidão, pois nada possuem de real.

Ora, pois! Se não são reais, quem envia os e-mails ou deixa recados no MSN ou no Skype? Quem é a voz do outro lado das palavras? Ninguém? Eu me recuso a acreditar nisso!

A questão é que muitas pessoas só possuem amigos virtuais. E isso sim deve ser repensado. Qual o motivo que impossibilita a convivência presencial? Por que a preferência pela virtualidade? Por que tanta "omissão" de si?

Porém, uma coisa que não deve ser esquecida é que em muitas amizades (e, às vezes, amores virtuais) existe tanta cumplicidade e verdade não vividos nem na "presencialidade" da vida. Muita gente conforta, distrai, brinca, faz o outro sorrir, chorar, acalma, reza junto e por, "escuta", aconselha, briga quando necessário, dá um outro olhar para as situações vividas... Nossa! Quanto coisa boa e real tem nas amizades virtuais!

Eu mesma tenho algumas (boas!) e sei que não seria tão feliz se não as tivesse comigo. Nos meus contatos de e-mails, de MSN, de Skype, se não os tivesse no meu coração!
Verdade é também que existem sim amizades virtuais que não são tão amizade assim. Mas, ora bolas!, nas amizades presencias também existem aquelas tão verdadeiras quanto nota de três reais e cinquenta! Verdade ou mentira?

Pois eu, sou convicta de uma coisa: amizade sempre é muito bom! Seja com homem, com mulher, com adolescente, com criança; seja presencial ou virtual! Eu tenho várias, algumas boas demais da conta! E não abro mão delas por nada nessa vida.

Mesmo distantes, mesmo sem tempo suficiente, são pessoas (queridas) que fazem parte das minhas lembranças, das minhas orações, da minha força.

E assim como fico atenta às novas amizades que nascem na vida "real", também fico na "virtual". Afinal, o princípio de relações humanas é o mesmo: duas pessoas (seres humanos!) passíveis de erros, de falsidade sim, mas de amizade verdadeira também!

Sou agraciada por Deus em vários aspectos. O de amizades, sem dúvida, é um deles. Tenho amigos de décadas, de infância, de adolescência, de faculdade, de mestrado, de trabalho, da vida, da internet! Com alguns quase não converso, quase não vejo, ou porque moram longe, ou porque nossos horários não combinam, ou porque a vida deles ou a minha vão nos distanciando ao cumprir nossos afazeres. Mas quando nos encontramos (ou simplesmente falamos por internet ou telefone), sinto que meu carinho e meu amor continuam os mesmos (isso quando não se ampliam). E sinto também o carinho deles por mim. Isso é o melhor da amizade! Saber que nem todos serão os melhores amigos, mas nem por isso menos importantes. Muito pelo contrário!

Amigos (reais ou virtuais) são anjos que Deus nos envia para cada momento: para fazer bagunça juntos, para estudar, para sair e festar, para chorar, para rezar, para comer, para assistir a filmes, para dançar, para falar à toa, para dar força, para sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao vovô - Missa de 7º dia

Decálogo para convivência com fibromialgia